PROFESSORAS DE SANTA AMÉLIA FAZEM PARTE DA RENALFA / MEC

 

Publicado em: 17/01/2024 16:36 | Fonte/Agência: https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada

 

Whatsapp

RENALFA é a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, promovido pelo governo federal por meio do Ministério da Educação.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País. O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.

O objetivo da rede é ampliar a capacidade institucional dos sistemas municipais e estaduais de ensino para a elaboração e implementação de políticas de alfabetização, atuando na recomposição de aprendizagens entre outros eixos voltados a alfabetização.

O Município de Santa Amélia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, representada pela Secretária Lorimal Aparecida Correa fez a adesão ao RENALFA via SIMEC/PAR. Além de aderir ao compromisso, o município possui representatividade na rede através das professoras que atuam na função de coordenação na Secretaria Municipal de Educação e estarão atuando significativamente na articulação da rede.

Silvia Fernanda de Souza Lordani, Pedagoga, Mestre em Ensino e Doutoranda em Educação pela UEM/PR, atuará como Articuladora Regional de Gestão com os dezenove municípios que compõem o Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, representando a UNDIME PR no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Silvia foi indicada pela UNDIME / PR após ser classificada por meio de um Processo Seletivo Simplificado.

Silvia Regina Vilalva Miguel, Pedagoga, especialista em Gestão Escolar atuará na função de Articuladora Municipal de Gestão/Formação, indicada pela Secretária Municipal de Educação, onde desenvolverá o trabalho com pedagogas, diretores e professores diversas temáticas acerca da alfabetização até o final do 2°ano e a recomposição de aprendizagem dos alunos de 3° 4° e 5° anos.

A Secretária Municipal de Educação Lorimal relata que “o município de Santa Amélia vem apresentando significativos avanços em relação a alfabetização de nossos alunos, com grandes investimentos em formação continuada e materiais didáticos e com um trabalho admirável de nossos professores, tivemos ótimos resultados na avaliação de fluência leitora e nas avaliações diagnósticas de leitura e escrita, elaboradas e aplicadas pela secretaria. Assim, as ações propostas pela RENALFA vêm ao encontro da nossa demanda e fortalecerá ainda mais as ações que o município vem desempenhando com êxito em prol da alfabetização de nossos alunos’.